Observe que devido ao surto da COVID-19 o CNPEM tem revisado sua agenda de submissões e utilização de instalações abertas.

Citação obrigatória a ser utilizada nos trabalhos de usuários

O usuário deve declarar explicitamente a infraestrutura utilizada no LNBR, conforme as orientações específicas de cada instalação divulgadas no site, em qualquer artigo, tese ou outro material publicado que utilize dados obtidos na realização de sua proposta. Usuários também devem cooperar no fornecimento dessas informações quando requisitados.

PESQUISA APOIADA PELO LABORATÓRIO NACIONAL DE BIORRENOVÁVEIS (LNBR/CNPEM/MCTIC) NO USO DA INSTALAÇÃO ABERTA [NOME DA INSTALAÇÃO OU INSTALAÇÕES]

O LNBR beneficia a sociedade de forma direta, ao alavancar os investimentos feitos em suas instalações de pesquisa. O acesso à instrumentação avançada do LNBR pode melhorar os desenvolvimentos científicos e tecnológicos realizados por usuários externos da academia e da indústria. Cada instalação tem seu próprio cronograma para apresentação, avaliação e execução de projetos.

Planta Piloto

Projeto, integração e avaliação de processo ponta a ponta com controle automatizado e capacidades de bioprocessos pré-tratamento para diferentes tipos de microrganismos e biomassas.

Sequenciamento de DNA

Instrumentos de última geração para análise quantitativa de genomas e transcriptomas de uma variedade de sistemas biológicos.

Metabolômica

Análise baseada em espectrometria de massa de várias classes de pequenas moléculas e metabólitos para diferentes sistemas biológicos.

Macromoléculas

Ampla gama de instrumentação para caracterização biofísica e bioquímica de proteínas, DNA, carboidratos e suas interações.

Bioprocessos

Biorreatores automatizados para bioprocessos envolvendo leveduras, fungos e bactérias. É certificado para operar com microrganismos geneticamente modificados.

Processos Físico-químicos

Equipamentos multiuso para avaliar processos catalíticos envolvendo solventes, ácidos e álcalis.

Biorrefinaria Virtual de Cana-de-açúcar

Otimização dos processos de biorrefinaria a partir de matérias-primas de cana-de-açúcar para apoiar os desenvolvimentos tecnológicos.

FALE CONOSCO

Planta Piloto
Carlos O. Filho
plantapiloto@lnbr.cnpem.br

Sequenciamento de DNA
Douglas Paixão
ngs@lnbr.cnpem.br

Metabolômica
Tatiani de Lima
metabolomica@lnbr.cnpem.br

Macromoléculas
Mariane Domingues
macromoleculas@lnbr.cnpem.br

Bioprocessos
Juliana Teodoro
bioprocessos@lnbr.cnpem.br

Processos Físico-químicos
Viviane Nascimento
processos@lnbr.cnpem.br

Biorrefinaria Virtual de Cana-de-açúcar
Isabelle Lobo
biorrefinaria@lnbr.cnpem.br