Bioprocessos

A instalação de Bioprocessos permite utilizar técnicas de cultivo em escala laboratorial que possibilitam a caracterização de microrganismos (fungos, bactérias e leveduras), hidrólise enzimática e fermentação alcoólica visando a transformação em bioquímicos, enzimas, bioprodutos e biomateriais. Esta instalação cobre a etapa inicial do escalonamento de processos biotecnológicos e tem um papel fundamental para a alavancagem de rotas e processos para escala em planta piloto, um campo de atuação de grande atratividade dentro das parcerias de apoio à inovação.

Principais competências e técnicas experimentais:

  • Cultivo e caracterização de microrganismos (fungos, bactérias e leveduras);
  • Hidrólise enzimática visando a produção de açúcares para produção de produtos de origem renovável;
  • Estudos de escalonamento e produção de biomoléculas.

Infraestrutura única com biorreatores automatizados (60 ml a 20 L) com diversos sensores, tais como viscosímetro, analisador de gases, MIR, microscópios, entre outros, possibilitando o monitoramento de processos em escala de bancada. Equipamentos de apoio para propagação de microrganismos e análise de biomoléculas (incubadoras, estufas, cabines de segurança biológica, eletroforese, espectrofotômetros, centrífugas). Trata-se de uma área classificada como área de Biossegurança Nível 1 (NB-1), cultiva microrganismos tanto selvagens como geneticamente modificados.

Início de operação: em 2012 e 2015 para usuários externos.

Citação obrigatória a ser utilizada nos trabalhos de usuários

O usuário deve declarar explicitamente a infraestrutura utilizada no LNBR, conforme as orientações específicas de cada instalação divulgadas no site, em qualquer artigo, tese ou outro material publicado que utilize dados obtidos na realização de sua proposta. Usuários também devem cooperar no fornecimento dessas informações quando requisitados.

PARTE DESTE TRABALHO FOI REALIZADO NO LABORATÓRIO NACIONAL DE BIORRENOVÁVEIS (LNBR/CNPEM/MCTI) NO USO DA INSTALAÇÃO ABERTA [NOME DA INSTALAÇÃO OU INSTALAÇÕES]