Macromoléculas

Instalação dedicada à caracterização bioquímica e biofísica de macromoléculas como proteínas e enzimas, e nanopolímeros, como a nanocelulose e derivados de lignina. Com o uso das técnicas desta instalação, é possível avaliar e selecionar proteínas potenciais com características compatíveis (como pH e temperatura) para aplicação em bioprocessos, visando principalmente a otimização da produção de biocombustíveis e outros produtos. Além de toda a infraestrutura para caracterização bioquímica e biofísica de macromoléculas que é de suma relevância para aplicações industriais, esta instalação conta com equipamentos instrumentais para enzimologia fina que envolve estudos de especificidade e mecanismos de ação.

Principais competências e técnicas experimentais:

  • Determinação da composição estrutural e de termoestabilidade de macromoléculas;
  • Caracterização de fluorescência, fosforescência, bio e quimioluminescência de macromoléculas;
  • Perfil de carboidratos e determinação de padrões de clivagem por CAZymes (carbohydrate-active enzymes);
  • Comportamento hidrodinâmico e de cargas de macromoléculas;
  • Determinação de parâmetros enzimáticos;

A instalação possui um equipamento de espalhamento dinâmico de luz (DLS Malvern Zetasizer), capaz de investigar a homogeneidade estrutural das moléculas em solução. Está igualmente equipada com um espectropolarímetro de dicroísmo circular (Jasco J-815), capaz de determinar a composição da estrutura secundária das macromoléculas, além de investigar a termoestabilidade. Esta instalação também possui espectrofluorímetros, Cary Eclipse e Tecan Infinite Microplate Reader, para caracterização de fluorescência intrínseca e extrínseca, fosforescência, bio e quimioluminescência de macromoléculas, além de um sistema de eletroforese capilar para estudos do perfil de carboidratos provenientes da hidrólise por enzimas glicosídicas.

Início de operação: em 2014 e 2015 para usuários externos.

Citação obrigatória a ser utilizada nos trabalhos de usuários

O usuário deve declarar explicitamente a infraestrutura utilizada no LNBR, conforme as orientações específicas de cada instalação divulgadas no site, em qualquer artigo, tese ou outro material publicado que utilize dados obtidos na realização de sua proposta. Usuários também devem cooperar no fornecimento dessas informações quando requisitados.

PARTE DESTE TRABALHO FOI REALIZADO NO LABORATÓRIO NACIONAL DE BIORRENOVÁVEIS (LNBR/CNPEM/MCTI) NO USO DA INSTALAÇÃO ABERTA [NOME DA INSTALAÇÃO OU INSTALAÇÕES]