Metabolômica

A instalação Metabolômica permite a identificação e quantificação de metabólitos em amostras biológicas complexas por meio da espectrometria de massas acoplada à cromatografia líquida e gasosa. A metabolômica representa a composição química de uma célula e permite uma visão geral das funções celulares, já que reflete diretamente seu estado fisiológico, permitindo a caracterização e diferenciação dos organismos. A instalação atende usuários com trabalhos relacionados a bioenbergia e química verde.

Principais competências e técnicas experimentais:

  • Análises de identificação e quantificação de metabólitos primários e compostos de baixa massa molecular e baixa polaridade.
  • Identificação, determinação estrutural e quantificação de moléculas de metabólitos secundários, carboidratos, lipídeos, entre outros.

A instalação é composta de dois espectrômetros de massas acoplados à cromatografia líquida e gasosa. O GC/MS tem um analisador de massas tipo tempo de vôo (TOF), Pegasus HT, da marca LECO Corporation, e é destinado à análise de metabolitos primários. O LC/MS é composto por um analisador ion-trap linear LTQ-XL da Thermo Scientific utilizado para identificação, determinação estrutural e quantificação de moléculas de massa molecular média/baixa (metabólitos secundários, carboidratos, lipídios, entre outros).

Início de operação: em 2013 e 2015 para usuários externos.

Citação obrigatória a ser utilizada nos trabalhos de usuários

O usuário deve declarar explicitamente a infraestrutura utilizada no LNBR, conforme as orientações específicas de cada instalação divulgadas no site, em qualquer artigo, tese ou outro material publicado que utilize dados obtidos na realização de sua proposta. Usuários também devem cooperar no fornecimento dessas informações quando requisitados.

PARTE DESTE TRABALHO FOI REALIZADO NO LABORATÓRIO NACIONAL DE BIORRENOVÁVEIS (LNBR/CNPEM/MCTI) NO USO DA INSTALAÇÃO ABERTA [NOME DA INSTALAÇÃO OU INSTALAÇÕES]