Sequenciamento de DNA

A instalação multiusuária de Sequenciamento de Alta Performance (NGS) é uma unidade dedicada ao sequenciamento em larga escala de ácidos nucleicos (DNA/RNA), possibilitando a realização de estudos para avaliação da expressão gênica de diversos sistemas biológicos, sequenciamento de genomas, metagenomas, metatranscriptomas e marcadores moleculares (16S rDNA e ITS).

Principais competências e técnicas experimentais:

  • Sequenciamento de Metagenomas e Metatranscriptomas de amostras ambientais complexas.
  • Sequenciamento de amplicons, marcadores moleculares como 16S rDNA – Procariotos e ITS – Eucariotos
  • Sequenciamento completo de genomas e transcriptomas (RNA-seq Stranded) de diversos organismos como fungos filamentosos, bactérias, lêveduras e plantas.

Atualmente, a unidade multiusuária é composta por dois sequenciadores que utilizam tecnologia de segunda geração para o sequenciamento em larga escala de ácidos nucleicos, sendo um modelo Miseq e um Hiseq 2500, ambos pertencentes a Plataforma Illumina (Illumina Inc.). A Instalação dispõe de uma equipe altamente qualificada para acompanhamento e assessoramento dos usuários nas atividades laboratoriais, monitorando todas as etapas do processo que vão desde o desing experimental, preparação das amostras até o sequenciamento.

Início de operação: em 2014 e 2015 para usuários externos.

Citação obrigatória a ser utilizada nos trabalhos de usuários

Esta pesquisa utilizou instalações do Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR), do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), uma Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A equipe da instalação (NOME DA INSTALAÇÃO) é reconhecida pela assistência durante os experimentos (números das propostas).