PROCESSO DE SUBMISSÃO DE PROPOSTAS

As instalações abertas do Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR) atendem pesquisadores brasileiros e estrangeiros que desejam se beneficiar das capacidades experimentais do Laboratório para realizar suas pesquisas. As propostas de pesquisa são submetidas através do Sistema do Portal de Usuários.

Importante: O processo de submissão descrito abaixo é aplicável exclusivamente a pesquisas de domínio público realizadas por Usuários Acadêmicos, ou por Usuários Industriais que não buscam proteção intelectual para suas pesquisas. Os usuários industriais que desejam utilizar as instalações do LNBR para pesquisa proprietária podem utilizá-las como um serviço tecnológico ou através de P&D colaborativo. Informações adicionais sobre acordos de colaboração e direitos de propriedade intelectual podem ser encontradas aqui.

TIPOS DE PROPOSTAS

Proposta Padrão

A seguir, descreve-se o procedimento padrão para acesso às instalações do LNBR. Cada instalação tem seu próprio cronograma de submissão de propostas. A proposta, a ser avaliada por um Comitê, deve solicitar tempo para um experimento específico em uma determinada instalação. Se aprovada, é concedido ao usuário tempo para executá-la. Resultados publicados usando dados obtidos no LNBR devem reconhecer o uso da instalação. O usuário deve fornecer uma cópia do artigo ou tese ao LNBR.

COMO SUBMETER UMA PROPOSTA

O envio da proposta começa com o registro do usuário no sistema do Portal de Usuários. Para criar uma conta, o usuário deve inserir um endereço de e-mail válido e clicar no botão “Acessar”. Para o primeiro acesso, o usuário deve fornecer informações pessoais e profissionais.

Importante: Esta etapa de registro é feita apenas uma vez a qualquer momento, independentemente do período de submissão da proposta. As informações fornecidas podem ser atualizadas a qualquer momento.

Uma vez registrado no sistema do Portal, o usuário deve clicar no link “Proposta de Pesquisa – Submissão e Preparação” e seguir as instruções. O usuário deve escolher o Laboratório Nacional e as instalações de seu interesse e preencher um formulário on-line. Após a submissão, a proposta será automaticamente encaminhada ao Serviço de Apoio ao Usuário (SAU).

ANÁLISE DA PROPOSTA DE PESQUISA

O processo de revisão das propostas de pesquisa é dividido em fases:

  • Fase 1: Avaliação interna da proposta pelo coordenador da instalação para julgar a viabilidade técnica da proposta;
  • Fase 2: As instalações têm um Comitê Interno de Avaliação de Propostas que avalia e classifica as propostas de acordo com os seguintes critérios: mérito científico, experiência do pessoal, avaliação das propostas e publicações científicas a partir dos resultados obtidos anteriormente no LNBR. As propostas mais bem classificadas são recomendadas por tempo nas instalações;
  • Fase 3: Avaliação interna pelo comitê de segurança, a proposta que apresentar riscos de segurança terá que preencher um formulário de segurança específico a ser avaliado por um comitê de segurança que fará recomendações para a execução do experimento.

Importante: Dada a importância dos resultados científicos anteriores para o processo geral de avaliação, recomenda-se que os usuários atualizem suas publicações tanto no sistema do Portal do Usuário quanto no banco de dados da Biblioteca CNPEM. As atualizações no banco de dados da biblioteca devem ser feitas enviando as informações bibliográficas completas para a Biblioteca (producao.cientifica@cnpem.br). As publicações são incluídas após verificação pelo pessoal da biblioteca e pelo coordenador das instalações.

REGRAS E DICAS PARA A APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS

Antes de enviar uma proposta, recomenda-se que os usuários consultem o site das instalações, cursos, serviços e tecnologias disponíveis, bem como recomendações específicas para a preparação de amostras, protocolos e outras especificações detalhadas sobre o processo de apresentação de propostas de pesquisa. A consulta com o coordenador das instalações é altamente recomendada.

Somente pesquisadores com doutorado podem submeter propostas. Após o registro do usuário no sistema do Portal de Usuário, as páginas de submissão estarão disponíveis somente para pesquisadores com Ph.D.

PROCEDIMENTOS A SEREM SEGUIDOS ANTES DA CHEGADA AO CNPEM

No sistema do Portal do Usuário

Após a aprovação da proposta de pesquisa, um e-mail é enviado ao proponente com datas para agendamento e instruções, O proponente deve confirmar a equipe que virá ao CNPEM, assinar o termo de compromisso, e preencher o treinamento de segurança.

  • Confirmação da equipe – O sistema de Portal de Usuários fornece o número máximo de usuários permitidos em cada instalação. O proponente é responsável por acessar o sistema e por definir e confirmar a equipe;
  • Alojamento – Uma pousada CNPEM pode acomodar pesquisadores durante a execução da proposta. As reservas devem ser feitas à SAU – Serviços de Apoio ao Usuário através do e-mail sau@cnpem.br. Após a solicitação, o usuário receberá um e-mail de confirmação se houver disponibilidade para as datas solicitadas;
  • Termo de compromisso – Um Termo de compromisso com regras e obrigações a serem cumpridas na realização da proposta no CNPEM estará disponível para assinatura on-line. Sem a assinatura do Termo de Compromisso não é possível acessar as instalações;
  • Treinamento de segurança – Para acessar o CNPEM todos os usuários devem fazer o treinamento de segurança disponível no sistema do Portal do Usuário, na seção de solicitação de chegada. A liberação do crachá de acesso às instalações é feita somente após a confirmação de que o treinamento de segurança foi feito.

Código de Conduta do CNPEM

Durante a experiência, a equipe de propostas de pesquisa deve seguir o código de conduta do CNPEM.

Envio de amostras nacionais e internacionais

Os usuários que desejarem trazer amostras ou enviá-las para a realização da proposta na LNBR devem entrar em contato com o responsável pelas instalações para verificar o procedimento.

PROCEDIMENTOS A SEREM SEGUIDOS NA CHEGADA AO CNPEM

  • Coleta do crachá – Para retirar o crachá para acessar a instalação, o usuário deve identificar-se na portaria do CNPEM e ir até a recepção do LNBR. Se a chegada ao CNPEM ocorrer à noite ou nos fins de semana e feriados, um crachá de acesso ao campus será entregue na recepção, e o usuário será direcionado à recepção do LNBR para trocar o crachá na manhã seguinte;
  • Chave do alojamento – A chave deve ser retirada no check-in de acordo com a chegada ao campus do CNPEM.

CHECK-IN

Todos os dias, sem restrição de horário de entrada.

  • Seg a Sex – 8h às 17h – Serviços de Apoio ao Usuário (SAU);
  • Seg a Sex – 5h às 8h (durante a noite) – Portaria;
    Sábados, domingos e feriados (24 horas) – Portaria;
  • Quando houver necessidade de mudar de apartamento por qualquer motivo, a solicitação deve ser feita à SAU – Serviços de Apoio ao Usuário e fora do horário comercial na Portaria para verificar a disponibilidade.

CHECK-OUT

Durante a semana:

  • De seg a sex – das 8h às 17h – Serviços de Apoio ao Usuário (SAU);
  • O check-out deve ser feito até as 9h30 do dia da partida.

Durante o final de semana

  • Quando a partida ocorrer nos fins de semana, o pagamento da diária deverá ser feito na SAU (Serviço de Apoio ao Usuário) até a sexta-feira anterior à partida e a devolução das chaves na Portaria do campus no dia da partida.

Formas de pagamento

  • Dinheiro;
  • Cartão de débito;
  • Depósito bancário.

Acesso Wi-Fi

Uma semana antes de vir ao CNPEM para executar a proposta de pesquisa, o sistema do Portal de Usuários envia um e-mail a todos os participantes da proposta, com informações sobre o login de acesso wi-fi para uso durante o período da proposta. O CNPEM também faz parte da rede EDUROAM para atender pesquisadores externos. Perguntas ou problemas com o acesso Wi-Fi podem ser direcionadas à SAU (Serviço de Apoio ao Usuário).

PROCEDIMENTOS A SEGUIR APÓS O EXPERIMENTO

Após a conclusão da proposta de pesquisa, é altamente recomendável que o Usuário preencha o Formulário de Avaliação de Infraestrutura e Serviços que está disponível no Portal de Usuários. É de responsabilidade do proponente e do investigador principal (PI) fazer bom uso dos dados disponibilizados e distribuídos a seus colaboradores.

Importante: o usuário deve declarar o uso das instalações do LNBR em qualquer artigo, tese ou outro material publicado que utilize dados obtidos na realização de sua proposta. O usuário também deve cooperar no fornecimento de tais informações quando solicitado.

SERVIÇOS DE APOIO AO USUÁRIO (SAU)

O Serviço de Apoio a Usuários do CNPEM é o ponto de contato para usuários nacionais e internacionais das instalações que desenvolvem propostas de pesquisa nos Laboratórios do CNPEM. Todos os esforços do Serviço de Apoio aos Usuários estão focados em colaborar, desde a apresentação de propostas de pesquisa até o final de sua execução.

Contato

Se você tiver alguma dúvida, não hesite em contatar a SAU nos horários e telefones listados abaixo::

  • Horário comercial: De segunda a sexta, das 8h às 17h;
  • Localização: Sala 49, Edifício Administrativo (Edifício Amarelo) – Email: sau@cnpem.br;
  • Telefones: +55 (19) 3512-1021 | 3512-1025;
  • WhatsApp: +55 (19) 99827-9687.

CNPEM OFERECE AOS USUÁRIOS EXTERNOS

  • Estacionamento – O Campus CNPEM tem seu próprio estacionamento, com recepção 24 horas, que pode ser utilizado pelos usuários durante o período das propostas, sem custo algum;
  • Alojamento – O CNPEM dispõe de alojamento para pesquisadores durante o período das propostas, que segue todos os protocolos de higiene orientados pelas agências de saúde. Cada quarto tem um banheiro, duas camas, roupa de cama, toalhas, cobertores e ar condicionado. Na área comum está disponível: Sala de TV, despensa com geladeira e forno microondas, lavanderia com máquina de lavar roupa, secadora, varal e ferro de passar.

A reserva é feita através do envio de um e-mail para a SAU. Após a solicitação, o usuário receberá um e-mail com a confirmação ou não da reserva.

Tarifas diárias

A tarifa diária é de R$ 55,00 por pessoa. O café da manhã, almoço ou jantar não estão incluídos nesta tarifa. Não há taxas de serviço.

Restaurante

No campus do CNPEM, há um restaurante administrado por uma empresa local. Abaixo estão os horários das refeições:

  • Café da manhã – de seg a sex, das 7h às 9h;
    Almoço –
    de seg a sex, das 11h às 14h30;
    Lanchonete –
    de seg a sex, das 7h às 21h30 e aos sábados, das 7h às 16h;
    Vending machine –
    24 horas por dia, 7 dias por semana.

Biblioteca

A biblioteca está localizada no prédio da administração. O acervo bibliográfico é composto de livros, manuais, mídia eletrônica, normas, periódicos, anais e teses.

Ambulatório

O CNPEM tem um serviço de primeiros socorros no ambulatório localizado no quarto 01 do alojamento. Este serviço pode ser acessado de segunda a sexta-feira das 8h às 17h pessoalmente ou pelo telefone: (19) 3512-1201. Após as 17h e para qualquer tipo de emergência, dicar para o ramal 686.