Eventos

Second Generation Bioethanol 2013: Enzymatic Hydrolysis

Data: 11 e 12 de novembro de 2012
Local: CTBE/CNPEM – Campinas, São Paulo
Informações: www2.bioetanol.org.br/enzymatichydrolysis

O alto custo da hidrólise dos polissacarídeos da biomassa para açúcares fermentáveis perdura como o maior obstáculo para a viabilidade econômica do etanol celulósico. Considerando que os custos de celulases e hemicelulases contribuem substancialmente para o preço final do produto, novos estudos sobre a compreensão e o melhoramento da eficiência e produtividade de hemicelulases/celulases são de fundamental importância.

Neste contexto, o “Second Generation Bioethanol 2013: Enzymatic Hydrolysis” ajudará na divulgação desta área de pesquisa no Brasil. Além disso, fortalecerá parcerias entre a comunidade científica e o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), unidade pertencente ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).

Esta é a quarta edição do evento, que ocorre anualmente desde 2010. Nos três primeiros anos, a temática das discussões foi focada nos processos de hidrólise realizados por fungos, relações entre a estrutura e a função de enzimas e aspectos relacionados a bioprocessos, metagenômica aplicada para biocombustíveis, produção de proteínas e transdução de sinal em fungos filamentosos, pré-tratamento versus hidrólise enzimática e evolução molecular de enzimas. Neste ano, serão incluídas também sessões sobre engenharia metabólica em leveduras e fungos filamentosos, novas fontes de energia e estrutura e função de enzimas.

O evento acontecerá nos dias 11 e 12 de novembro de 2013, em Campinas-SP, e trará novamente a sessão “talking with speakers”, cujo objetivo é proporcionar um momento para que participantes e conferencistas possam interagir.