Eventos

Workshop on Hydrolysis Route for Cellulosic Ethanol from Sugarcane

O Brasil possui um bem sucedido setor agro-industrial baseado na cultura de cana-de-açúcar. Nele a sacarose é extraída do caldo da cana e convertida em etanol, principalmente para uso como combustível ou substrato químico para a indústria.

Entretanto, apesar da produção de cana ser lucrativa e atingir uma escala substancial, há ainda uma grande margem para otimizar os recursos naturais e a exploração da biomassa. Pois, o processo atual subutiliza o bagaço da planta em uma ineficiente conversão de energia. O mesmo acontece com as folhas que são queimadas e deixadas sobre o campo. Juntas, essas duas partes da cana representam dois terços do carbono absorvido da atmosfera via fotossíntese.

Um processo mais eficiente poderia converter o máximo possível de biomassa lignocelulósica de cana-de-açúcar em etanol. Isso significaria mais etanol extraído por hectare de terra, mais carbono capturado, mais energia solar convertida em combustível líquido, mais práticas sustentáveis.

O Centro de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) lança um programa de pesquisa que visa contribuir para o desenvolvimento de uma tecnologia desta espécie, assegurando a liderança brasileira no que diz respeito à produção sustentável de etanol de cana. Esta tarefa caberá à Planta Piloto para Desenvolvimento de Processos (PPDP). O Workshop on Hydrolysis Route for Cellulosic Ethanol from Sugarcane será o momento em que a PPDP será apresentada à comunidade científica e tecnológica do setor. Além disso, o foco do workshop será a rota de hidrólise para a conversão de biomassa de cana em açúcares fermentáveis e destes em etanol.

Espera-se que esse workshop promova uma oportunidade para discutir um sistema fundamental de ciência básica baseado na tecnologia de conversão de celulose e gere novas propostas de processamento desse material em açúcares fermentáveis.

O Workshop também permitirá aos participantes apresentarem seus grupos de pesquisa e os principais tópicos de estudos relacionados com o tema central do evento. Com isso se busca estreitar relações entre estes grupos e o corpo científico do Centro, encorajando futuras colaborações que façam uso total da infra-estrutura que o CTBE terá a sua disposição.

 
Serviço:
Workshop on Hydrolysis Route for Cellulosic Ethanol from Sugarcane
Data: 10 e 11 de Fevereiro de 2009, das 8:30h às 17h.
Local: Ciclo Básico I (Sala CB 01) da Unicamp, Campinas-SP
Maiores informações acesse o web site do evento: www.bioetanol.org.br/workshop1