Eventos

Workshop on Impact of New Technologies on the Sustainability of the Sugarcane/Bioethanol Production Cycle

Data: 14 e 15 de maio de 2009, a partir das 8h30
Local: Auditório do Anel de Luz Síncrotron, no campus da ABTLuS em Campinas-SP
Site do Evento: www.bioetanol.org.br/workshop3

Apresentação: Em vários países os biocombustíveis têm sido apresentados como alternativas aos derivados de petróleo no setor de transportes. Ao mesmo tempo, entretanto, um consenso começa a ser criado de que não há sentido fomentar a produção e o consumo global desses bens se não for para trazer benefícios ambientais reais ou favorecer socio-economicamente os segmentos da sociedade diretamente envolvidos na produção.

O Brasil assume um papel importante diante desse cenário. Ao mesmo tempo em que o nosso país possui um forte potencial de exportação de etanol, vários  aspectos ligados à sustentabilidade da cadeia produtiva do etanol brasileiro são questionados pelo mercado internacional. Dentro do seu obejtivo estratégico de contribuir para a manutenção da liderança brasileira na produção sustentável de etanol de cana-de-açúcar, o tema sustentabilidade faz parte dos eixos prioritários de ações do CTBE voltadas à pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).

Por isso o Workshop sobre o Impacto de Novas Tecnologias na Sustentabilidade do Ciclo de Produção Cana de Açúcar/Bioetanol faz parte das ações do Centro destinadas à minimização de impactos e à extensão dos benefícios associados ao ciclo de vida do etanol produzido no Brasil. Dentro os principais objetivos do evento são os seguintes:

(i) analisar os aspectos essenciais no debate sobre sustentabilidade dos biocombustíveis (com foco na produção de etanol no Brasil) e os questionamentos mais frequentes,
(ii) identificar o estado da arte do conhecimento existente e a capacitação científica e técnica existente no Brasil,
(iii) discutir prioridades e ações necessárias em PD&I, voltadas a assegurar a efetiva sustentabilidade na produção e comercialização do etanol.
(iv) discutir indicadores de sustentabilidade que serão empregados na avaliação de novas tecnologias para a produção de bioetanol.

Em resumo, este Workshop almeja identificar como os principais atores brasileiros envolvidos com o assunto sustentabilidade em etanol de cana-de-açúcar acreditam que a questão deva ser abordada. Também serão discutidas possíveis estratégias de ação para o programa de pesquisa de sustentabilidade do CTBE enquanto Laboratório Nacional.