Eventos

Workshop on Quantifying and Managing Land Use Effects of Bioenergy

Data: 19 a 21 de setembro de 2011
Local: CTBE – Campinas, São Paulo
Informações: www.bioetanol.org.br/workshop8

Nas últimas décadas, a produção de biomassa para energia na agricultura e na área florestal aumentou em muitas partes do mundo. Para os próximos anos, favorecer o aumento do uso da terra para a bioenergia será necessário para satisfazer as ambições de energia renovável de muitos países, e para reduzir o uso de combustíveis fósseis e as emissões de gases do efeito estufa (GEE) associadas. Como muitos países industrializados têm um potencial de produção de biomassa limitado em comparação à demanda aguardada para o futuro, espera-se que o importante comércio internacional de bioenergia desenvolva-se nas próximas décadas, em regiões como a América Latina e África Subsaariana e produza matéria-prima tanto para consumo interno como para exportação.

O aumento da produção e uso energético da biomassa tem muitos efeitos diretos e indiretos, incluindo o uso do solo relacionado com as emissões de GEE, os impactos na biodiversidade, e outros efeitos sociais e ambientais. No entanto, embora muitas das discussões dos anos recentes tanham preocupação com os efeitos negativos, é importante ressaltar que a expansão da bioenergia também pode levar a resultados ambientais e sócio-econômicos positivos.

Este workshop tem como objetivo debater sobre o estado-da-arte nas pesquisas ligadas à avaliação dos efeitos da bioenergia no uso da terra, abrandar os impactos negativos e promover caminhos atraentes para o futuro.

O workshop vai tratar os seguintes temas:
1. Quantificar o Uso do Solo e os Efeitos das Mudanças do Uso do Solo na Bioenergia
a. Métodos para estimar o uso do solo e mudanças no uso do solo – modelagem e outras abordagens
b. Efeitos dos sistemas de bioenergia nas emissões de GEE, fluxos de carbono
c. Outros efeitos da bioenergia (solo, água, biodiversidade, social)
d. Integrar os efeitos da mudança no uso da terra nos quadros avaliação mais ampla

2. Respondendo ao Uso do Solo e aos Efeitos das Mudanças no Uso do Solo na Bioenergia
a. Medidas políticas, normas e certificação
b. Estratégias integradas de uso da terra