Eventos

Workshop on Sugarcane Virtual Biorefinery: assessing success of new technologies

Data: 13 e 14 de agosto de 2009, a partir das 8:30h
Local: Auditório do Anel de Luz Síncrotron, no campus da ABTLuS em Campinas-SP
Site do evento: www.bioetanol.org.br/workshop4

Apresentação: O avançado estágio de produção de bioetanol no Brasil pede a criação de uma ferramenta que avalie a sustentabilidade de novas tecnologias em comparação ao que se vê atualmente nas indústrias do setor. Esta realidade induziu o Centro de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) a apresentar um programa que, baseado em moderna modelagem matemática e processos de simulação computacional integrada, vai desenvolver um modelo de biorrefinaria capaz de mensurar e comparar virtualmente tecnologias comerciais consolidadas com processos desenvolvidos em laboratórios e plantas piloto. O objetivo final é avaliar o nível de sucesso atingido pelas tecnologias em desenvolvimento.

Neste Workshop o CTBE irá discutir e avaliar a proposta de construção da sua Biorrefinaria Virtual de Cana-de-açúcar (BVC), além de debater e dar início ao processo de organização da Rede de Modelagem Matemática e Simulação. Esta rede irá agregar e organizar o trabalho de várias instituições de pesquisas que participarão da construção da BVC.

Para que a Biorrefinaria Virtual obtenha os resultados esperados os seguintes desafios terão que ser vencidos:

• definição das unidades padrão, considerando as diferentes cadeias de produção;
• construção de uma base de dados sólida, alimentada por informações da indústria;
• estabelecimento de uma plataforma de simulação para avaliar impactos econômicos, sociais e ambientais das alternativas estudadas;
• construção de modelos matemáticos das operações unitárias e processos considerados;
• desenvolvimento e otimização de estratégias a serem implementadas;
• validação de resultados atingidos por meio do uso da BVC.

Ao fim deste Workshop, o CTBE espera validar seu programa de Biorrefinaria Virtual de Cana-de-açúcar, assim como sua metodologia, e iniciar a montagem da Rede de Modelagem Matemática e Simulação que é essencial para o sucesso deste programa.

Profissionais que trabalhem em diversas áreas, como o estabelecimento de indicadores de sustentabilidade e desenvolvimento de prodessos de produção de etanol, são bem vindos para participar deste evento.