O papel da logística na viabilização da produção de biocombustíveis avançados

Um estudo logístico é baseado na quantificação e na avaliação das opções (modais, distâncias, etc..), custos de transporte de insumos produzidos, ou potenciais de serem produzidos e de produtos a serem gerados, em um determinado local, de modo a buscar as combinações de locais de produção, transporte e distribuição mais favoráveis em termos de custos e de outros indicadores econômicos, ambientais e sociais (como consumo de combustíveis fósseis, energia primária incorporada, entre outros). Esta quantificação se dá com base em dados georreferenciados dos atuais e potenciais sistemas de produção de insumos e das instalações industriais de processamento e conversão, avaliando e indicando assim as melhores combinações de locais de produção, transporte, distribuição e conversão para minimizar custos e maximizar outros ganhos.

Estudos de logística relacionados à bioenergia têm como principal objetivo acelerar o ritmo de desenvolvimento deste setor. Desta forma, busca-se avaliar e promover uma maior eficiência dos sistemas de distribuição de matéria-prima necessária para a produção dos biocombustíveis. Parte deste objetivo é também elaborar estratégias eficientes e inovadoras para equilibrar os custos e a qualidade da biomassa nos sistemas produtivos. Com base em mapeamentos e trabalhando geralmente em Sistemas de Informação Geográfica, é possível estimar a quantidade e as distâncias de transporte de biomassa para as instalações de conversão em bioenergia. Os sistemas de transporte são modelados com base na descrição dos sistemas atuais baseando-se em informações georreferenciadas da indústria, de órgãos governamentais e da literatura.

A utilização de tais informações permite determinar as quantidades de biomassa produzidas e identificar os custos de produção e de transporte da mesma, além da relação com o desempenho e a distância da unidade de conversão. Assim, custos e qualidade da matéria-prima são incorporados para enfrentar os desafios de balancear os mesmos com a quantidade disponível e as distâncias de transporte da biomassa, atentando ainda para a eficiência de conversão das unidades de produção. A avaliação completa dos sistemas logísticos, no caso do projeto BioValue, visa identificar as opções logísticas mais adequadas, com base na combinação das curvas de custo-fornecimento e de impacto ambiental, considerando estudos de caso representativos para sistemas logísticos em diferentes regiões do Brasil. O desenvolvimento das plataformas e meios para a avaliação logística irão contribuir significativamente com a viabilização da produção de biocombustível de aviação no país, trabalhando na identificação de sinergias e tradeoffs entre seus benefícios econômicos e ambientais.

Referências

BioValue BECOOL Meeting – Work Package 2 – Design and assessment of optimal logistic chains Integrated Market, Value Chain and Sustainability Assessment. Recife – PE, December 2 to 4, 2019.

P. Ravula, R. D. Grisso, J. S. Cundiff, Comparison between two policy strategies for scheduling trucks in a biomass logistic system. Bioresour. Technol. 99, 5710 (2008). doi:10.1016/j.biortech.2007.10.044 pmid:18077158.

Velazquez-Marti, B., & Fernandez-Gonzalez, E. (2010). Mathematical algorithms to locate factories to transform biomass in bioenergy focused on logistic network construction. Renewable Energy, 35, 2136–2142.

Referências Bibliográficas Fundamentais

Optimal locations of bioenergy facilities, biomass spatial availability, logistics costs and GHG (greenhouse gas) emissions: a case study on electricity productions in South Italy

Designing sustainable bioenergy from residual biomass: Site allocation criteria and energy/exergy performance indicators

Identifying suitable areas for expanding sugarcane ethanol production in Brazil under conservation of environmentally relevant habitats