Biomassas

Estratégias de reutilização de recursos abundantes baseadas em resíduos de cana-de-açúcar, em cana-energia e em resíduos florestais.

Palha e bagaço de cana-de-açúcar

A biomassa da cana-de-açúcar vem sendo historicamente utilizada no Brasil para a produção de açúcar e etanol, produtos que são derivados do caldo extraído do colmo da cultura. Entretanto, o caldo representa apenas pouco mais de um terço do potencial energético da cana-de-açúcar.

Cana energia

A cana energia é considerada uma boa alternativa para a produção de biomassa, pois, assim como a cana-de-açúcar, as condições climáticas brasileiras devem favorecer o seu desempenho produtivo, enquanto as usinas de cana-de-açúcar podem se adaptar ao processamento desta nova matéria prima.

Resíduos florestais

Eucalyptus e Pinus, gênero que possui mais de 700 espécies conhecidas botanicamente com propriedades físicas e químicas muito diversas. Dessa forma, diferentes espécies de eucalipto são usadas para as mais diversas finalidades como, lenha, estacas, moirões, dormentes, carvão vegetal, celulose e papel, chapas de fibras e de partículas, até movelaria, geração de energia, medicamentos, entre outros.