Destaques selecionados de publicações científicas, desenvolvimentos tecnológicos e parcerias.

CIÊNCIA

Paradigm shift in xylose isomerase usage: a novel scenario with distinct applications

OUT-2021 Xilose isomerases são enzimas que induzem alterações químicas em açúcares como a xilose sem afetar a fórmula molecular original. Este artigo faz uma análise abrangente sobre os aspectos biológicos, bioquímicos, estruturais e termodinâmicos das xilose isomerases conhecidas. Este trabalho também discute o uso destas enzimas em sinergia com o desenvolvimento de estratégias de engenharia de bioprocessos e de biologia sintética, ampliando o portfólio de biorrenováveis possíveis de serem obtidos a partir da xilose.

CIÊNCIA

Simultaneous saccharification isomerization and Co-fermentation – SSICF: A new process concept for second-generation ethanol biorefineries combining immobilized recombinant enzymes and non-GMO Saccharomyces

OUT-2021 Estratégias integradas de bioprocessos podem facilitar a produção de etanol a partir dos açúcares glicose e xilose, presentes em material lignocelulósico. Este trabalho propõe um novo conceito de sacarificação, isomerização e co-fermentação simultânea (SSCIF) do bagaço de cana-de-açúcar. O processo envolve um sistema multi-enzimático imobilizado em nanopartículas de ferro, além do uso de levedura sem modificações genéticas, permitindo o reuso de enzimas recombinantes que são atraídas por um ímã. O processo tem patente requerida (INPI – BR 1020200111221).

CIÊNCIA

Unraveling the potential of sugarcane electricity for climate change mitigation in Brazil

SET-2021 O uso integral da biomassa é essencial na busca pelo desenvolvimento sustentável. Neste estudo foram mapeados os potenciais de recolhimento da palha de cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil para aproveitamento energético, ao mesmo tempo em que uma quantidade mínima foi mantida no solo para sua conservação e benefício na produtividade dos canaviais. O mapeamento mostrou que, sem aumentar nenhum hectare de cana-de-açúcar, 62% da palha pode ser estrategicamente recolhida, o que potencialmente poderia gerar mais de 100 TWh de eletricidade, o suficiente para suprir mais de 80% da demanda residencial no país. Além disso, essa eletricidade mitigaria anualmente cerca de 13% das emissões de gases de efeito estufa do setor energético brasileiro.

CIÊNCIA

Loss of function of a DMR6 ortholog in tomato confers broad-spectrum disease resistance

AGO-2021 No mundo todo, as doenças das plantas são as principais causas de perda de rendimento no setor agrícola. Nesse trabalho, liderado por colaboradores da Universidade da Califórnia, a inativação de um gene de susceptibilidade do tomateiro foi explorada como abordagem para se aumentar a sua resistência contra fitopatógenos. Além de apresentar uma estratégia promissora para a engenharia de variedades agrícolas resistentes a várias doenças, esse trabalho também contribuiu para a elucidação da função do gene de susceptibilidade na homeostase do ácido salicílico, um modulador central da imunidade em plantas.

CIÊNCIA

Machinery traffic in sugarcane straw removal operation: Stress transmitted and soil compaction

AGO-2021 O potencial produtivo de biomassas no Brasil, como a de cana-de-açúcar, é impactado pelo intenso tráfego de máquinas durante as operações de colheita. Este estudo mensurou os impactos nos indicadores físicos do solo, estimando o stress transmitido por um conjunto de operações mecanizadas associadas à remoção da palha de cana-de-açúcar. O enfardamento da palha, juntamente com as operações de aleiramento e transporte, resultou em maiores níveis de carga no solo, intensificando à degradação da qualidade física do solo que pode comprometer a sustentabilidade da produção de biomassa.

CIÊNCIA

Exploring metal ion metabolisms to improve xylose fermentation in Saccharomyces cerevisiae

AGO-2021 Procedimentos de biologia sintética e engenharia metabólica permitem o desenvolvimento racional de microrganismos capazes de converter matéria-prima renovável para produção de bioquímicos e biocombustíveis. Este estudo explora a modificação racional de metabolismos envolvidos na homeostase de metais na levedura S. cerevisiae, resultando no aumento em 10x nas taxas de consumo de xilose, componente da biomassa. Dois genes foram destacados como novos alvos para procedimentos racionais de modificação. Nesse estudo, destaca-se um detalhado perfil temporal de expressão gênica, demonstrando aspectos singulares da fermentação de xilose.

CIÊNCIA

Xyloglucan processing machinery in Xanthomonas pathogens and its role in the transcriptional activation of virulence factors

JUL-2021 Dentre os polissacarídeos da hemicelulose, a xiloglicana é uma fração significativa na maioria das plantas terrestres, com grande potencial biotecnológico. As bactérias Xanthomonas possuem dezenas de enzimas que degradam diferentes polissacarídeos, e este trabalho descreve a descoberta de uma família de enzimas, uma carboidrato esterase (CE20), que é um dos elos da maquinária de despolimerização e captação da xiloglicana. Normalmente os açucares são fontes de carbono para os micro-organismos, porém neste caso a bactéria foi além, utilizando os açucares da despolimerização da xilogicana como indutores de expressão de proteínas que auxiliam o micro-organismo a romper a parede celular e modular os mecanismos de defesa natural da planta.

CIÊNCIA

Implications of regional N2O–N emission factors on sugarcane ethanol emissions and granted decarbonization certificates

JUL-2021 As emissões de óxido nitroso (N2O) dos fertilizantes nitrogenados são as principais fontes de gases do efeito estufa (GEE) emitidas pelo etanol da cana-de-açúcar. Este estudo derivou fatores de emissão (FEs) regionais de N2O oriundo da aplicação de N fertilizantes e avaliou como o uso destes FEs afetam as emissões do etanol e a obtenção de certificados de descarbonização (CBIOs). O uso de FEs regional reduziu em 19% as emissões de GEE do etanol de cana-de-açúcar em comparação com o uso do valor “default” proposto pelo IPCC. Dados regionais fornecem indicadores mais realistas para contabilizar as emissões do etanol de cana-de-açúcar e geram benefícios econômicos com os CBIOs adicionais obtidos pelos produtores de biocombustíveis.

CIÊNCIA

Sustainability analysis of bioethanol production in Mexico by a retrofitted sugarcane industry based on the Brazilian expertise

JUL-2021 O México iniciou em 2012 uma transição para uso de energias renováveis com a estratégia de utilizar mistura de 10% de etanol na gasolina. Assim, é necessário entender como será a produção de etanol no país, que atualmente utiliza cana apenas para produção de açúcar. Este artigo mostra como as usinas açucareiras mexicanas podem ser adaptadas para produção de etanol. Realiza paralelos entre a trajetória da implantação da produção de etanol no Brasil e como essa experiência pode ser aproveitada pelo México para promover a produção sustentável de etanol.

CIÊNCIA

C4 Bacterial Volatiles Improve Plant Health

JUN-2021 A busca por uma agricultura sustentável também envolve o estudo de microrganismos com potencial para melhorar o crescimento e a saúde das plantas. Esta revisão trata de pequenos metabólitos produzidos por bactérias, os compostos bacterianos voláteis (CBVs), que são capazes de ativar o sistema imune vegetal, promover o crescimento das plantas e de atuar como agentes de controle biológico. A revisão também aborda a atuação positiva de CBVs-conjugados nas plantas e o potencial de alguns CBVs como substrato para a produção de bioprodutos

CIÊNCIA

Inorganics in sugarcane bagasse and straw and their impacts for bioenergy and biorefining: A review

JUN-2021 A valorização do bagaço e da palha da cana-de-açúcar enfrenta dificuldades relacionadas à qualidade dessas biomassas, principalmente em relação ao seu conteúdo de inorgânicos. Este artigo faz uma revisão sobre os tipos de inorgânicos e suas variabilidades, e os impactos dos inorgânicos em diversos processos e produtos das biorrefinarias. Na visão do artigo, a compreensão do papel dos inorgânicos é elemento chave para o desenho de biorrefinarias de gramíneas como a cana-de-açúcar.

CIÊNCIA

How do nitrogen fertilization and cover crop influence soil C-N stocks and subsequent yields of sugarcane?

ABR-2021 Leguminosas fixam nitrogênio (N) da atmosfera, sendo excelentes opções para fornecer N para o sistema agrícola e indiretamente mitigar emissões de gases do efeito estufa pela redução da demanda por fertilizantes sintéticos. O cultivo de cana-de-açúcar necessita de N, mas não há relatos dos impactos de seu cultivo nos estoques de C-N. Este trabalho comprovou que a adubação nitrogenada e rotação de culturas com leguminosa aumentou em 12% a produtividade da cana-de-açúcar, aumentou os estoques de N e a biomassa microbiana do solo, mas não afetou os estoques de carbono (C) do solo.

CIÊNCIA

Multilocation changes in soil carbon stocks from sugarcane straw removal for bioenergy production in Brazil

ABR-2021 O solo é o principal reservatório de carbono (C) do ecossistema terrestre e dependendo do uso da terra pode atuar como fonte ou dreno de CO2 atmosférico. A palha da cana-de-açúcar é uma importante entrada de C para os solos e tem um alto potencial para a produção de bioenergia. Este estudo avaliou os impactos da remoção de palha nos estoques de C do solo sob diferentes condições de solo e clima no Brasil. Confirmou-se que a remoção excessiva de palha diminui os estoques de C e estes impactos são mais negativos nos solos arenosos. Conclui-se que estes impactos adversos no solo devem ser incluídos em análises de ciclo de vida da bioenergia produzida à base de palha.

CIÊNCIA

Electrostatic Interactions Optimization Improves Catalytic Rates and Thermotolerance on Xylanases

ABR-2021 Projetar enzimas com maquinarias catalíticas mais sofisticadas que as encontradas na natureza agiliza a geração de novas enzimas e seu uso para diversas aplicações biotecnológicas. Este trabalho descreve um novo e eficiente método guiado por computação capaz de ‘customizar’ racionalmente enzimas com taxas catalíticas e termotolerância aprimoradas. Esta nova tecnologia tem potencial impacto no desenvolvimento de produtos de relevância industrial.

CIÊNCIA

Structure of the class XI myosin globular tail reveals evolutionary hallmarks for cargo recognition in plants

ABR-2021 O entendimento dos mecanismos moleculares para o transporte de componentes celulares é importante na produção de biorrenováveis, pois estão envolvidos desde a secreção de enzimas fúngicas ao crescimento vegetal. Este trabalho desvenda a estrutura, em alta resolução, de um importante domínio proteico que determina que tipo de componentes celulares serão transportados pelo motor molecular miosina. O trabalho também utilizou um novo método de faseamento experimental baseado em bibliotecas de fragmentos curtos, que ampliou o espectro de abordagens experimentais para elucidação de estruturas inéditas de proteínas.

CIÊNCIA

Identifying suitable areas for expanding sugarcane ethanol production in Brazil under conservation of environmentally relevant habitats

ABR-2021 Não basta ser renovável, é necessário ser sustentável. Este trabalho mapeou as possíveis áreas com soluções ganha-ganha do ponto de vista dos serviços ecossistêmicos da produção de biorrenovávies no Brasil. Foram identificadas áreas para expansão considerando a preservação da vegetação nativa, da biodiversidade e da produção de alimentos. O estudo mostrou que temos cerca de 20 milhões de hectares para produzir cana-de-açúcar ou outras biomassas, intensificando as vantagens ambientais advindas não só da substituição de fósseis, mas também da utilização racional dos recursos naturais.

CIÊNCIA

Untrafficked furrowed seedbed sustains soil physical quality in sugarcane mechanized fields

MAR-2021 A abundante produção de biomassa no Brasil sofre com o intenso tráfego de máquinas agrícolas que compactam e degradam a estrutura do solo, o que reduz seu potencial produtivo. Este trabalho observou, em cinco anos de estudo, que o uso de canteiros recupera a qualidade física e estrutural do solo sem a necessidade de práticas mecânicas de preparo de solo. O uso de sistema de canteiros melhora o crescimento de raízes e a atividade biológica do solo e torna a produção de cana-de-açúcar mais sustentável, principalmente devido à melhor qualidade física do solo.

CIÊNCIA

Developing fibrillated cellulose as a sustainable technological material

FEV-2021 A celulose que compõe a biomassa vegetal pode ser isolada na forma de fibrilas de diâmetro nanométrico, gerando blocos de construção para desenvolvimento de nova família de materiais tecnológicos renováveis. Este trabalho aponta caminhos para o futuro das pesquisas e aborda questões-chave para o desenvolvimento da celulose fibrilada como plataforma de novos biomateriais sustentáveis.

CIÊNCIA

Two distinct catalytic pathways for GH43 xylanolytic enzymes unveiled by X-ray and QM/MM simulations

JAN-2021 Glicosidases são enzimas envolvidas na decomposição da lignocelulose e são centrais para a valorização de resíduos agroindustriais e biotecnologia industrial. Para que essas enzimas convertam um substrato em produto, uma série de alterações conformacionais ocorrem (itinerário catalítico). Esse trabalho mostra uma glicosidase que atua através de dois itinerários catalíticos distintos, quebrando o paradigma de que somente uma rota para a conversão do substrato poderia ser adotada. A descoberta abre novos horizontes sobre o funcionamento molecular dessas enzimas e traz impactos imediatos sobre o desenvolvimento de novos biocatalisadores e inibidores.

CIÊNCIA

Screening of potential endoglucanases, hydrolysis conditions and different sugarcane straws pretreatments for cello-oligosaccharides production

NOV-2020 A biologia molecular vinculada ao desenvolvimento de processos são importantes ferramentas para o uso sustentável de recursos naturais, como a palha da cana-de-açúcar. Este trabalho estudou a combinação de cinco enzimas endoglucanases para a produção de cello-oligossacarídeos (COS), potencialmente úteis nos setores de alimentação humana e animal. Este é o primeiro estudo que combina avaliação de diferentes enzimas, condições e pré-tratamentos da palha da cana-de-açúcar para otimizar a produção de COS em uma única etapa e sem formação de glicose.

CIÊNCIA

An integrated approach to obtain xylo-oligosaccharides from sugarcane straw: From lab to pilot scale

OUT-2020 A utilização de resíduos agrícolas para obter produtos com alto valor agregado é um importante aspecto do desenvolvimento sustentável. Este trabalho mostra novas perspectivas para valorizar a palha da cana-de-açúcar na obtenção de bioprodutos, não só para produção de calor e eletricidade. Mostra o potencial da palha da cana-de-açúcar para produzir xilo-oligossacarídeos (XOS), uma substância prebiótica, e o uso das enzimas xilanases para hidrolisar XOS. O estudo abrangeu escala laboratorial e piloto (Planta Piloto do LNBR) de produção.

CIÊNCIA

Impact of the Melle-Boinot process on the enhancement of second-generation ethanol production by Spathaspora passalidarum

AGO-2020 A biodiversidade microbiana é uma fonte de soluções para biotecnologia. A levedura não-convencional S. passalidarum é uma potencial plataforma para aplicações industriais na obtenção de etanol celulósico e bioquímicos devido sua capacidade natural de fermentar xilose. Este estudo relata pela 1ª vez o uso do processo de fermentação Melle-Boinot nessa levedura, obtendo altos rendimentos de etanol, demonstrando ser uma estratégia eficaz na produção de biocombustíveis.

CIÊNCIA

A rationally identified marine GH1 Beta-glucosidase has distinguishing functional features for simultaneous saccharification and fermentation

AGO-2020 Novas soluções para a produção dos biocombustíveis a partir de resíduos de cana podem vir de ambientes inesperados, como o marinho. Este trabalho demostrou o potencial de uso de uma enzima β-glicosidase (GH1) marinha, identificada racionalmente, na produção de etanol celulósico onde há sacarificação e fermentação simultâneas. Com atividade em celo-oligassacarídeos e eficiência em temperaturas mais brandas essa enzima poderá ser utilizada em processos biotecnológicos industriais que envolvam desconstrução de material lignocelulósico.

CIÊNCIA

Novel xylose transporter Cs4130 expands the sugar uptake repertoire in recombinant Saccharomyces cerevisiae strains at high xylose concentrations

AGO-2020 Um grande desafio na produção de etanol celulósico e bioquímicos renováveis é a ineficiente assimilação de xilose por cepas geneticamente modificadas da levedura S. cerevisiae, estendendo o tempo de fermentação. Este trabalho identificou um novo e eficiente transportador de xilose, aumentando a capacidade de assimilação desse açúcar principalmente em altas concentrações. O trabalho também investiga o comportamento dinâmico do transportador, apontando resíduos relacionados a translocação de xilose.

CIÊNCIA

Enzymes knuckle down to the job

JUN-2020 Descoberta de novas enzimas para a saúde, nutrição, biocombustíveis e outras aplicações biotecnológicas industriais. Inspirado na biodiversidade molecular dos microorganismos, este trabalho aprofundou o conhecimento sobre novas estratégias enzimáticas para o processamento de polissacarídeos β-1,3-glucanos, descobrindo um novo mecanismo de reconhecimento de polissacarídeos e um novo modo de ação enzimática.

TECNOLOGIA

SUCRE Final Report

JUN-2020 A descarbonização do setor elétrico pode se beneficiar da palha, um resíduo subutilizado da cana-de-açúcar. Este relatório fornece uma análise integrada e aprofundada da eletricidade baseada na palha no Brasil, considerando os impactos técnicos, econômicos, ambientais e sociais. Corroborando sua relevância para outros países produtores de cana de açúcar, o SUCRE foi destaque no relatório “South-South and Triangular Cooperation on the Bioeconomy“ apresentado na COP-25.

CIÊNCIA

Technoeconomic and life-cycle analysis of single-step catalytic conversion of wet ethanol into fungible fuel blendstocks

JUN-2020 Biocombustíveis sustentáveis são importantes para a descarbonização de setores complexos, tais como aviação, transporte marítimo e transporte rodoviário pesado. O baixo custo do etanol e a grande capacidade de produção tornam atraente a conversão em um combustível hidrocarbônico, o que normalmente é feito em três etapas. Este trabalho vai além e descreve uma análise econômica e ambiental de um combustível de aviação renovável obtido a partir de um processo catalítico de etapa única utilizando bioetanol como matéria-prima.

CIÊNCIA

Substrate and Product-Assisted Catalysis: Molecular Aspects behind Structural Switches along Organic Hydroperoxide Resistance Protein Catalytic Cycle

MAI-2020 Simulações quânticas e clássicas de proteínas estruturalmente resolvidas podem promover a compreensão da biocatálise em sistemas biológicos suscetíveis a danos por oxidantes. Este trabalho fornece insights sobre a resposta de oxidação das células bacterianas, investigando o papel do local ativo e os caminhos catalíticos para decompor os oxidantes em proteínas Ohr. Isto é relevante para a identificação de inibidores com potencial terapêutico.

CIÊNCIA

Crystal structure of a novel xylose isomerase from Streptomyces sp. F-1 revealed the presence of unique features that differ from conventional classes

MAI-2020 Os biocombustíveis a partir de resíduos de cana de açúcar requerem leveduras para metabolizar pentoses de xilose e para operar em condições suaves. Este é um desafio à conversão enzimática da xilose em xilulose que pode ser enfrentada por mudanças reversíveis de configurações enzimáticas. Este trabalho relata duas novas e únicas isomerases xilose com substituições amino-ácidas na interface catalítica e a preferência pela isomerização em condições mais suaves. O entendimento molecular das enzimas pode contribuir para a customização dos processos de fermentação.

TECNOLOGIA

Process simulation of renewable electricity from sugarcane straw: Techno-economic assessment of retrofit scenarios in Brazil

MAI-2020 O Brasil pode reduzir ainda mais as emissões de gases de efeito estufa ao aumentar significativamente a eletricidade renovável gerada a partir da biomassa. Isso se deve à legislação ambiental que proibiu progressivamente a queima antes da colheita da cana e levou a uma alta disponibilidade de palha. Este trabalho integra modelos agrícolas e industriais para fornecer avaliações tecno-econômicas que podem permitir investimentos de retrofit em biorefinarias existentes. Destaca ainda a forte dependência dos preços da eletricidade dos projetos de colheita da palha.

CIÊNCIA

Rational engineering of the Trichoderma reesei RUT-C30 strain into an industrially relevant platform for cellulase production

MAI-2020 Os biocombustíveis sustentáveis são importantes para a descarbonização do transporte rodoviário de veículos leves. Biologia sintética foi utilizada para desenvolver uma plataforma microbiana para a produção de celulase para reduzir o custo da produção de etanol celulósico. Este trabalho descreve uma tecnologia brasileira validada em condições de operação industrial, que emprega o projeto racional de uma cepa de domínio público para a fabricação de enzimas para a produção de etanol a partir de resíduos de cana-de-açúcar.

CIÊNCIA

Structural insights into β-1,3-glucan cleavage by a glycoside hydrolase family

MAI-2020 Descoberta de novas enzimas para a saúde, nutrição, biocombustíveis e outras aplicações biotecnológicas industriais. Inspirado na biodiversidade molecular dos microorganismos, este trabalho aprofundou o conhecimento sobre novas estratégias enzimáticas para o processamento de polissacarídeos β-1,3-glucanos, descobrindo um novo mecanismo de reconhecimento de polissacarídeos e um novo modo de ação enzimática.

CIÊNCIA

Techno-economic assessment of bioenergy and biofuel production in integrated sugarcane biorefinery: Identification of technological bottlenecks and economic feasibility of dilute acid pretreatment

MAI-2020 A produção de etanol celulósico ainda enfrenta desafios para tornar-se competitiva comercialmente e impactar a economia circular. Este trabalho avaliou a produção de etanol celulósico a partir do pré-tratamento com ácido diluído e da subsequente hidrólise enzimática do bagaço de um híbrido de cana-de-açúcar (com baixo teor de lignina, alto teor de fibras e alta produtividade agrícola). Destaca-se que os custos de produção da cana, investimentos em equipamentos industriais e custos dos insumos químicos são os principais fatores que impactam a viabilidade econômica do processo avaliado.

PARCERIA

Spatially remote motifs cooperatively affect substrate preference of a ruminal GH26-type endo-β-1,4-mannanase

MAR-2020 As enzimas podem melhorar a digestibilidade dos manano-ligossacarídeos presentes nas dietas do gado. Desta forma, o rúmen bovino contém uma comunidade microbiana altamente adaptada à decomposição da biomassa lignocelulósica. Este trabalho, com uma empresa parceira, indica um mecanismo novo, complexo e cooperativo entre subsitios enzimáticos e domínio auxiliar para modular a preferência pelo substrato. Ele promove a compreensão molecular da ligação e reconhecimento do substrato na família GH26 e apresenta potencial uso industrial.

TECNOLOGIA

Engineering aspects of hydrothermal pretreatment: From batch to continuous operation, scale-up and pilot reactor under biorefinery concept

MAR-2020 Os biocombustíveis sustentáveis são importantes para a descarbonização do transporte rodoviário de veículos leves. O pré-tratamento hidrotérmico é considerado uma das tecnologias mais promissoras para a produção de etanol celulósico. Esta revisão fornece informações abrangentes sobre pré-tratamento hidrotérmico, incluindo desempenho em escala semi-industrial (planta piloto LNBR) e discute o projeto de processo integrado.

TECNOLOGIA

Improvement of homologous GH10 xylanase production by deletion of genes with predicted function in the Aspergillus nidulans secretion pathway

MAR-2020 Fungos filamentosos são importantes plataformas microbianas para aplicações biotecnológicas. Um desafio é a produção de altos títulos de proteínas. Neste trabalho, análises transcricionais em larga escala foram empregadas para identificação de genes associados à secreção de proteínas. Modificações genéticas nestes genes alvos resultaram em linhagens com maior produção de proteínas, demonstrando que esta estratégia é interessante para o desenvolvimento de cepas industrialmente relevantes.

TECNOLOGIA

Functional genomic analysis of bacterial lignin degraders: diversity in mechanisms of lignin oxidation and metabolism

FEV-2020 A valorização de todos os componentes da biomassa é importante para o desenvolvimento de novos bioprodutos e para descarbonização da economia. Neste trabalho, análises genômicas foram usadas para identificação de diversos mecanismos empregados por bactérias para o metabolismo de lignina, que poderá contribuir com o desenvolvimento de aplicações biotecnológicas para converter lignina em produtos de valor agregado.

TECNOLOGIA

Comparison of Biofuel Life Cycle Analysis Tools

DEZ-2019 A avaliação do ciclo de vida (ACV) é uma ferramenta para avaliar os impactos ambientais de um produto. As diferenças de modelo de ACV desafiam a credibilidade das avaliações individuais aplicadas às metas de mitigação de gases de efeito estufa. Este trabalho, em parceria com a Agência Internacional de Energia (IEA), compara as emissões de gases de efeito estufa para a produção de etanol celulósico utilizando modelos de ACV internacionalmente aceitos do Brasil, Canadá, EUA e UE. Ela fornece recomendações para promover a transparência e a harmonização dos modelos de ACV.