Integração cana-de-açúcar/pecuária: modelagem e otimização
A produção de bioenergia, em especial os biocombustíveis líquidos, tem sido promovida para aumentar a segurança energética e reduzir os impactos das mudanças climáticas. No entanto, a expansão da produção de biocombustíveis com base em culturas de alimentos e seus impactos no uso da terra originaram o debate “alimentos vs. bioenergia”. Ao mesmo tempo, a pecuária é a atividade humana com maior ocupação de terra no planeta, com pastagens e áreas agrícolas dedicadas à produção de alimentos para gado. A pecuária nacional apresenta baixa produtividade média devido ao manejo extensivo, ao baixo uso de insumos e à baixa tecnificação.
Neste contexto, a integração da produção de etanol com a pecuária pode melhorar o uso de terra, pois sistemas mais intensivos podem manter, ou mesmo aumentar, a produção de alimentos enquanto reduzem o uso da terra. É possível, portanto, expandir a área destinada à produção de biocombustíveis sem deslocar o cultivo de alimentos ou a pecuária.
Este projeto foi financiado pela FAPESP (2017/11523-5) na modalidade auxílio Temático e contou com o CNPEM como instituição coordenadora e contou com a participação de pesquisadores de várias unidades da EMBRAPA, USP e UNICAMP. Seu objetivo foi a otimização de um sistema integrado para produção sustentável de alimentos e bioenergia, considerando as sinergias entre as cadeias produtivas da cana-de-açúcar (considerando processos de 1ª e 2ª geração), pecuária bovina e outras culturas agrícolas (ex. milho, soja, eucalipto e amendoim).
Modelos computacionais representativos de cada sistema, com base em dados experimentais e da literatura, e metodologias de avaliação de sustentabilidade foram desenvolvidos para a otimização dos impactos econômicos, ambientais e sociais da integração de cana-de-açúcar e pecuária.
Para acessar publicações geradas procure no Repositório de Publicações do CNPEM. Os dados finais se encontram na plataforma SharePoint® do CNPEM e podem ser solicitados pelo e-mail comunica@cnpem.br com o título “Informações: Cana Pecuária”. Para mais informações sobre o projeto consulte a Biblioteca Virtual da FAPESP.