Interessados podem se candidatar até 20 de novembro de 2022; aprovado(a) será admitido no âmbito do projeto ‘Uso de tomografia sincrotron como estratégia para elucidar as rotas de produção de N2O em solos tropicais’
O Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR), integrante do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) – organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com a FAPESP e com a Universidade de São Paulo, oferece uma bolsa de pós-doutorado para atuação em projeto cujo objetivo é elucidar os mecanismos de produção de N2O em solos tropicais.
O aprovado(a) irá atuar no campus do CNPEM e colaborará com pesquisadores do projeto NBS A2.2 do FAPESP-Shell/Centro de Pesquisa para a Inovação de Gás da POLI-USP. O valor da bolsa é de R$ 8,479.20 mensais e tem duração de 12 meses. O início das atividades está previsto para fevereiro de 2023.
O bolsista desenvolverá suas atividades alinhado aos principais objetivos do projeto, que incluem a quantificação de emissões de gases do efeito estufa em solos agrícolas e a compreensão dos principais mecanismos de emissão de N2O em solos tropicais em sistemas de agricultura integrada.
Interessados(as) em aplicar para a oportunidade devem ter experiência em tratamento de imagens de tomografias de raio X, em ciência do solo, sobretudo envolvendo os ciclos do carbono e nitrogênio. Comunicação oral e escrita na língua inglesa é imprescindível. Candidatos devem ter doutorado em Agronomia, Biologia, Física, Geoquímica ou áreas correlatas.
Candidatos devem preencher este formulário assinalando a oportunidade REF.: 22PDR179. No formulário, interessados deverão redigir carta de motivação destacando sua formação e interesses de pesquisa (em inglês). Após submissão do formulário será necessário encaminhar para o endereço eletrônico rcgi.opportunities@usp.br os seguintes documentos:
- CV atualizado incluindo link para o Currículo Lattes;
- número de publicações, número de citações e índice H (base Scopus e Google Scholar);
- data de conclusão do doutorado;
- cópia do histórico escolar/transcrições acadêmicas dos cursos de graduação e pós-graduação.
Mais detalhes sobra a oportunidade podem ser consultados neste link: https://www.rcgi.poli.usp.br/wp-content/uploads/2022/11/22pdr179.pdf?x44813.
Sobre o CNPEM
Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes.
O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas. A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM.