O que é
Uma enzima que facilita o acesso de outras enzimas aos polímeros de xilose e outras frações de pectina, tornando o processo de sacarificação da biomassa lignocelulósica mais eficiente. Esta enzima é uma arabinofuranosidase, que ajuda na desconstrução de polissacarídeos de parede celular vegetal conhecidos como arabinoxilana e arabinana (um componente da pectina).
Diferenciais da tecnologia
O design singular proposto pelo CNPEM para o local ativo da enzima permite reconhecer e remover tanto decorações simples quanto duplas, independentemente de estarem no final do polímero ou no meio da cadeia, simplificando o processo de desconstrução da biomassa rica em arabinoxilanos, como o bagaço de cana-de-açúcar, fibras de algodão e gramíneas. Este design permite a remoção de todos os tipos possíveis de decoração de arabinoxilanos.
Aplicações potenciais
Composição de coquetéis enzimáticos para a sacarificação de biomassa rica em arabinoxilanos, como o bagaço de cana-de-açúcar. Em comparação com uma composição básica formada principalmente de celulases, o know-how do CNPEM permite definir a quantidade adequada de suplementação capaz de aumentar a atividade total do coquetel em mais de 10%.
Oportunidades de negócios
- Licenciamento
- Criação de Spin-off/Start-up
- Co-desenvolvimento de tecnologia/transferência de conhecimento
PROPRIEDADE INTELECTUAL
Titular: CNPEM
Estágio do desenvolvimento: planta piloto
Nº da PI: BR 10 2018 003572 0