Erik Nardini Medina
O Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) publicou nesta terça, 16, a 3ª edição de seu Boletim, destacando os Desafios e Oportunidades do Setor Sucroenergético do Nordeste. A publicação esmiuçou os dez principais pontos levantados durante o Workshop Estratégico que reuniu as usinas líderes do Nordeste, além de órgãos públicos e especialistas do Setor Sucroenergético.
LEIA AGORA A TERCEIRA EDIÇÃO DO BOLETIM!
FAÇA O DOWNLOAD DO ARQUIVO EM PDF!
Os dez tópicos versam sobre os mais variados desafios e oportunidades, dentre eles: adubação, mecanização em áreas declivosas, adoção de novas variedades de cana-de-açúcar, controle de Broca Gigante, controle de contaminação na fermentação, formação de floco alcoólico entre outros.
“Esses problemas”, conta Carolina Grassi, pesquisadora do CTBE e Coordenadora Associada da Divisão Molecular, “foram trazidos pelos representantes das usinas do Nordeste com as quais o Laboratório se comprometeu a colaborar”, explica a autora dessa edição do Boletim.
O Laboratório ainda estabeleceu que cada um dos tópicos tenha uma “liderança” dentre os convidados que levantaram os tópicos do Boletim. “Isso vai permitir que eles contribuam com a solução dos problemas e acompanhem de perto as evoluções”, acrescenta Grassi.
“O material que reunimos nesta edição do Boletim é muito rico em informações e uma importante reflexão sobre o atual cenário da cultura canavieira no Nordeste”, destaca Henrique Franco, Coordenador da Divisão Agrícola do CTBE e coautor dessa edição do Boletim.
Capa da terceira edição do Boletim CTBE; clique na imagem para ler o conteúdo na íntegra