Teve início nessa segunda-feira, 20/10, o 2nd Brazilian BioEnergy Science and Technology Conference (BBEST), em Campos do Jordão, no interior de São Paulo. O evento traz especialistas de várias partes do globo para debater resultados científicos e tecnológicos ligados à produção de bioenergia, assim como políticas públicas e empresariais voltadas ao desenvolvimento desse setor.
O Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) trouxe um número expressivos de profissionais e trabalhos a serem apresentados no BBEST desse ano. Ao todo, 12 sessões plenárias e mesas redondas contam com pesquisadores do Laboratório. Outros 29 trabalhos participam das sessões de apresentação de pôsteres. O CTBE conta ainda com um estande na feira realizada durante o evento.
Uma das mesas redondas mais esperadas do BBEST 2014, intitulada Biofuel Technologies, Pilot Plants and Case Studies, foi realizada na manhã dessa terça-feira. Nela foram apresentadas algumas das principais iniciativas brasileiras de produção industrial e desenvolvimento de tecnologias para o setor de etanol de segunda geração (2G). Dentre elas estava a Planta Piloto para Desenvolvimento de Processos (PPDP) do CTBE.
Recursos da Planta Piloto do CTBE são apresentados no BBEST
Jonas Nolasco, coordenador da PPDP, mostrou as características da instalação criada para desenvolver processos tecnológicos na área de biocombustíveis e química verde em escala semi-industrial. Ao final da apresentação foi exibido o vídeo abaixo que ilustra as principais etapas de produção de etanol 2G a partir do bagaço de cana-de-açúcar.
O BBEST termina nesta sexta-feira, 24/10. Mais informações em http://www.bbest.org.br/