O “Workshop on Second Generation Bioethanol 2016” promovido nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro pelo Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), discutiu os desafios da produção de etanol celulósico e coprodutos da biomassa lignocelulósica. O evento contou com mais de 100 participantes, provenientes de Alagoas, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e do exterior. Estes estudantes, pesquisadores, professores e profissionais do setor representaram 17 universidades e 12 empresas nacionais e internacionais.
Esta foi a sexta edição do workshop que reúne, desde 2010, especialistas de diversos países para discutir os recentes avanços científicos, tecnológicos e industriais em biorrefinarias e produção de etanol de segunda geração. Neste ano, o workshop promoveu apresentações de 16 palestrantes e seção de pôsteres. Dentre os palestrantes, sete foram brasileiros e nove estrangeiros, do Reino Unido, Dinamarca, Suécia, Canadá, Estados Unidos e Portugal. Quatro temas foram cobertos pelas palestras desse ano: 1. Sistemas enzimáticos para degradação lignocelulósica; 2. Sistemas microbianos para produção de enzimas, químicos e biocombustíveis; 3. Biomassa e biorrefino; 4. Biocombustíveis e indústria.
O evento foi financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Também teve suporte das seguintes empresas: Ciencor, Sinapse, FastBio, Illumina, Infors HT, Biorad, Exxtend e Bioseg.
Saiba mais em: http://pages.cnpem.br/2gbioethanol/
Confira a galeria de fotos do evento: