O Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), um dos quatro laboratórios que integram o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), pioneiro em pesquisa e inovação voltada à produção de energia, bioquímicos e biocombustíveis avançados a partir de biomassa, promove a quarta edição dos Workshops Estratégicos (WECTBE) com o tema que tem movimentado o setor nos últimos meses: o Programa RenovaBio.
O Workshop acontece no Auditório do CTBE, em Campinas (SP), dia 18 de agosto, das 8h30 às 18h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste endereço: http://pages.cnpem.br/wectbe/inscricao. Todas as inscrições estão sujeitas à aprovação do Comitê Organizador.
O RenovaBio, proposta de regulação que visa promover os ganhos de eficiência energética na produção e no uso de biocombustíveis, contribuindo para o atingimento de metas de descarbonização, está no topo das prioridades nas agendas política e privada.
“Diversos setores que movimentam a economia visam a aprovação do Programa com a celeridade que a pauta exige, porque enxergam sua necessidade”, destaca Carolina Grassi, pesquisadora do CTBE e uma das organizadoras do WECTBE.
O CTBE está comprometido em reunir os principais tomadores de decisão e players interessados no RenovaBio para que sejam discutidos os Detalhes Técnicos, as Certificações e a Calculadora do programa, tópicos fundamentais para facilitar o entendimento das principais questões.
“O RenovaBio pode ser uma eficaz solução para o mercado de biocombustíveis nacional, servindo como modelo a ser seguido globalmente”, destaca Grassi. As vantagens do programa para a regularização do setor, bem como a emissão de certificados de carbono são apenas exemplos dos potenciais do Programa.
Sobre o CTBE
O Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O CTBE desenvolve pesquisa e inovação de nível internacional na área de biomassa voltada à produção de energia, biocombustíveis e bioprodutos. O Laboratório possui um ambiente singular no País para o escalonamento de tecnologias, visando a transferência de processos da bancada científica para o setor produtivo, no qual se destaca a Planta Piloto para Desenvolvimento de Processos.