Projetos contemplados nesta chamada serão executados no 1º semestre de 2022; período de submissão tem início em 22 de novembro
Com a retomada segura e gradual de atividades no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações (MCTI), usuários já podem se programar para submeter propostas de utilização de instalações abertas de modo presencial.
A partir do dia 22 de novembro será possível submeter propostas de pesquisa para utilizar a Planta Piloto para Desenvolvimento de Processos (PPDP) ao longo do 1º semestre de 2022. A partir desta chamada, novas submissões de propostas serão realizadas exclusivamente por meio do SAU Online e será necessário se cadastrar no sistema para realizar o acesso. Após o cadastro, a submissão da proposta poderá ser encaminhada pela opção “Submit a new proposal”.
A seleção das propostas é conduzida por um comitê interno que leva em consideração o alinhamento das pesquisas com a missão do LNBR/CNPEM, a originalidade da proposta, o mérito científico e o currículo do(s) proponente(s).
Datas importantes
- Período de submissão: 22 novembro a 14 de janeiro de 2022
- Notificação do resultado: até 28 de janeiro de 2022
- Execução de propostas: fevereiro de 2022 a junho de 2022
Uma das cinco instalações abertas do Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR/CNPEM), a Planta Piloto é utilizada para demonstração, em escala semi-industrial, de tecnologias de conversão de biomassa em biocombustíveis e produtos de origem renovável. Avalia robustez e estabilidade das rotas tecnológicas e possibilita validar indicadores tecno-econômicos e de sustentabilidade de processos. Trata-se de uma estrutura singular em nível nacional pela flexibilidade em sua concepção, tornando-a compatível com uma grande gama de processos, e pela capacidade de equipamentos.
Dentre os principais equipamentos que compõem a PPDP destacam-se:
- Reator contínuo e batelada de pré-tratamento (piloto e bancada);
- Biorreatores de 20L a 300L;
- Sistemas de separação e purificação de produtos;
- Sistemas para condicionamento de biomassa (piloto e bancada).
Em caso de dúvidas, entrar em contato com plantapiloto@lnbr.cnpem.br.
Sobre o CNPEM
Ambiente de pesquisa e desenvolvimento sofisticado e efervescente, único no País e presente em poucos polos científicos no mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações (MCTI). O Centro é constituído por quatro Laboratórios Nacionais e é berço do mais complexo projeto da ciência brasileira – o Sirius – uma das mais avançadas fontes de luz síncrotron do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais mundialmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas de pesquisa em áreas estratégicas, projetos inovadores em parcerias com o setor produtivo e ações de treinamento para pesquisadores e estudantes.
O Centro constitui um ambiente movido pela busca de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia, Meio Ambiente, Novos Materiais, entre outras. As competências singulares e complementares presentes no CNPEM impulsionam pesquisas e desenvolvimentos inovadores nas áreas de luz síncrotron; engenharia de aceleradores; descoberta de novos medicamentos, inclusive a partir de espécies vegetais da biodiversidade brasileira; mecanismos moleculares envolvidos no início e progressão do câncer; doenças cardíacas e neurodesenvolvimento; nanopartículas funcionalizadas para combater bactérias, vírus, câncer; novos sensores e dispositivos nanoestruturados para os setores de petróleo e gás e saúde; soluções biotecnológicas para o desenvolvimento sustentável de biocombustíveis avançados, bioquímicos e biomateriais.
CONTACT US
Press Inquiries
Erik N. Medina
+55 19 3518-3138
erik.medina@cnpem.br