Ferramentas

Ferramentas de projeto para caracterização de biomassa, caracterização de fluxo intermediário, especificações de produtos e planilhas.

Caracterização de bagaço e palha de cana

A metodologia para a caracterização do bagaço e da palha de cana-de-açúcar permite a determinação da composição química do material lignocelulósico, com relação aos teores de celulose, hemiceluloses, lignina, cinzas e extrativos.

Caracterização de biomassas florestais

Os principais componentes químicos da biomassa florestal são a celulose, hemicelulose, lignina, além de cinzas e extrativos. Os procedimentos para caracterização desse tipo de biomassa mais utilizados mundialmente são TAPPI (Technical Association of the Pulp and Paper Industry) e NREL (National Renewable Energy Laboratory).

Logística para biocombustíveis avançados

Estudos de logística relacionados à bioenergia têm como principal objetivo acelerar o ritmo de desenvolvimento deste setor. Desta forma, busca-se avaliar e promover uma maior eficiência dos sistemas de distribuição de matéria-prima necessária para a produção dos biocombustíveis.

Biorrefinaria Virtual de Cana-de-açúcar

Plataforma que permite a avaliação de impactos econômicos e ambientais de rotas tecnológicas no contexto de biorrefinarias a partir de matérias-primas renováveis, com enfoque principal em cana-de-açúcar. Empregada para mensurar o estágio de desenvolvimento de novas tecnologias, identificar gargalos tecnológicos, promover competitividade econômica e benefícios ambientais.