A transição para uma economia de base biológica requer a garantia de que os biorrenováveis minimizarão os impactos sobre o meio ambiente, otimizarão o uso dos recursos naturais e promoverão benefícios socioeconômicos. A fim de orientar os desenvolvimentos tecnológicos e apoiar os processos de tomada de decisão em vários níveis, é crucial o uso de técnicas avançadas de modelagem e simulação para antecipar os impactos da produção de biorrenováveis.

Áreas de Pesquisa

Avaliação Tecnológica

Para competir com as fontes fósseis as tecnologias limpas devem ser acompanhadas de avaliações técnico-econômicas e ambientais a fim de antecipar adversidades no processo de desenvolvimento e validar seu potencial. A plataforma de Biorrefinaria Virtual desenvolvida no LNBR promove a sustentabilidade da produção de biorrenováveis por meio de avaliações feitas sob medida.

Avaliação de Ecossistemas

Estratégias de uso sustentável da biomassa envolvem o monitoramento de serviços ecossistêmicos em escala regional e nacional como a mitigação da mudança climática. Também podem promover a redução de desserviços comuns como emissão de gases de efeito estufa. O LNBR desenvolve uma plataforma para quantificação e avaliação dos serviços e desserviços dos ecossistemas para assegurar a produção sustentável de biorrenováveis.