Abordagem de ecossistemas para assegurar a sustentabilidade dos biorrenováveis e a utilização racional dos recursos naturais

Os agroecossistemas são essenciais para produzir alimentos e fibras e, se bem administrados, podem também fornecer outros serviços e bens importantes. O LNBR avalia cadeias de produção biorrenováveis que podem impulsionar a provisão de serviços ecossistêmicos a partir de agroecossistemas, tais como mitigação da mudança climática, reciclagem e manutenção da qualidade da água. Estes também podem promover a redução de desserviços comuns, tais como desmatamento, perda de nutrientes, emissão de gases de efeito estufa, entre outros.

O LNBR vem desenvolvendo e adaptando ferramentas e modelos para quantificar e avaliar sinergias e trade-offs entre serviços ecossistêmicos e as falhas relacionadas com as cadeias de produção biorrenováveis. O objetivo é desenvolver uma plataforma de avaliação de sustentabilidade georreferenciada que possa ser personalizada e aplicada na avaliação do desempenho ambiental e econômico para diversos bioprodutos e aplicável em diferentes escalas geográficas. Esta plataforma permitirá a quantificação e avaliação confiável dos serviços e desserviços dos ecossistemas, essenciais para assegurar a produção sustentável de biorrenováveis.