Diesel Verde
Dentre os biocombustíveis avançados estudados no Projeto BioValue, o Diesel Verde, obtido como coproduto do Bioquerosene de Aviação através das rotas de Fischer-Tropsch e de coprocessamento de bio-óleo em unidades FCC, reveste-se de grande importância para a substituição do diesel de origem fóssil produzido nas refinarias de petróleo. A normatização do Diesel Verde, portanto, é um dos objetos de estudo do Projeto.
Na data de 17/05/2021, foi publicada no Diário Oficial da União a Resolução ANP Nº 842, de 14 de Maio de 2021, que estabelece a especificação do Diesel Verde. A Resolução abrange o Diesel Verde produzido a partir das seguintes rotas e matérias-primas: (I) hidrotratamento de óleo vegetal (in natura ou residual), óleo de algas, óleo de microalgas, gordura animal e ácidos graxos de biomassa, bem como de hidrocarbonetos bioderivados pelas microalgas Botryococcus braunii; (II) gás de síntese proveniente de biomassa, via processo Fischer-Tropsch; (III) fermentação de carboidratos presentes em biomassa; (IV) oligomerização de álcool etílico (etanol) ou isobutílico (isobutanol) e (V) hidrotermólise catalítica de óleo vegetal (in natura ou residual), óleo de algas, óleo de microalgas, gordura animal e ácidos graxos de biomassa.
As Tabelas de especificação do Diesel Verde contendo as características do biocombustível, a unidade de medida, o limite estabelecido para cada característica e os métodos em que se baseiam as especificações podem ser encontradas na Resolução ANP Nº 842, publicada no Diário Oficial da União.
Referências Bibliográficas Fundamentais