Metabolômica
A instalação Metabolômica permite a identificação e quantificação de metabólitos em amostras biológicas complexas por meio da espectrometria de massas acoplada à cromatografia líquida e gasosa. A metabolômica representa a composição química de uma célula e permite uma visão geral das funções celulares, já que reflete diretamente seu estado fisiológico, permitindo a caracterização e diferenciação dos organismos. A instalação atende usuários com trabalhos relacionados a bioenergia e química verde.
Principais competências e técnicas experimentais:
- Análises de identificação e quantificação de metabólitos primários e compostos de baixa massa molecular e baixa polaridade.
- Identificação, determinação estrutural e quantificação de moléculas de metabólitos secundários, carboidratos, lipídeos, entre outros.
A instalação é composta de dois espectrômetros de massas acoplados à cromatografia líquida ou gasosa. O sistema GC-MS/MS tem analisadores de massas tipo triplo quadrupolo, QqQ(7010c, Agilent), destinado à análise e quantificação de metabolitos voláteis. O sistema LC-MS/MS é composto por um analisador quadrupolo seguido de tempo de vôo, Q-TOF (Synapt XS, Waters), utilizado para identificação, determinação estrutural e quantificação de moléculas de massa molecular média/baixa (metabólitos secundários, carboidratos, lipídios, entre outros).
Início de operação: em 2013 e 2015 para usuários externos.