A DEB (Desenvolvimento e Escalonamento de Bioprocessos) é uma instalação uma estrutura única voltada ao desenvolvimento de tecnologias em bioprocessos, com foco em sustentabilidade e aplicação industrial. Ela permite desde experimentos em escala de bancada até o escalonamento em ambiente industrialmente relevante, sendo equipada com biorreatores de 60 mL a 350 L, reatores químicos, sistemas de separação sólido-líquido, equipamentos de pré-tratamento de biomassas e sensores para monitoramento de processos.

Um dos principais focos da DEB são os processos fermentativos, que incluem desde fermentações de precisão — voltadas à produção de proteínas, enzimas, ácidos orgânicos e outros bioprodutos. O desenvolvimento pode ser realizado de maneira isolada ou integrada tanto para as etapas de bioconversão (ex: propagação, fermentação, reações enzimáticas) quanto para as etapas de downstream (ex: separação celular, purificação, concentração e secagem), adaptando-se conforme o produto de interesse, que podem ser biocombustíveis, bioquímicos, proteínas, polissacarídeos, entre outros. A infraestrutura da DEB permite ainda o desenvolvimento de processos físico-químicos e bioquímicos, como pré-tratamento de biomassas, hidrólise enzimática e avaliação técnico-econômica e de sustentabilidade, com geração de dados críticos e modelagem cinética.

Equipamentos disponíveis para usuários:

  • biorreatores de escala de bancada de 0,4 a 3,6 L para processos empregando fungos, leveduras ou bactérias ou hidrólise enzimática “sem célula”;
  • biorreatores piloto (20 a 300 L) para processos empregando fungos, leveduras ou bactérias;
  • biorreatores piloto (300 L) para processos com alta razão sólido/líquido (ex: hidrólise enzimática);
  • reatores de escala de bancada (500 mL a 7 L) para processos químicos;
  • reatores piloto (20 a 350 L) para processos físico-químicos;
  • equipamentos de separação sólido-líquido;
  • equipamentos de downstream;
  • equipamentos para condicionamento de biomassa, como sistema de limpeza a seco, moedores de biomassa e desfibradores.

Início de operação: em 2023 a instalação de Desenvolvimento e Escalonamento de Bioprocessos foi criada por meio da fusão das instalações Planta Piloto (2013) e Bioprocessos (2012).

Citação obrigatória a ser utilizada nos trabalhos de usuários

Esta pesquisa utilizou instalações do Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR), do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), uma Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A equipe da instalação (NOME DA INSTALAÇÃO) é reconhecida pela assistência durante os experimentos (números das propostas).

Período de uso e submissão

Instalações

Período de submissão 2025

Período de realização 2025

Desenvolvimento e Escalonamento de Bioprocessos17/Nov/24 a 18/Dez/2401/Fev/25 a Dez/25
Multi-ômicas13/Jan/25 a 01/Nov/2503/Fev/25 a 12/Dez/25
Biofísica de Macromoléculas20/Jan/2025 a 28/Nov/202527/Jan/2025 a 12/Dez/2025