Processos Físico-químicos

Instalação dedicada ao desenvolvimento, melhoria e aplicação de processos físico-químicos para obter biocombustíveis, intermediários e blocos químicos renováveis das principais frações constituintes das biomassas vegetais. Os reatores de pré-tratamento de alta pressão e os sistemas de moagem e classificação granulométrica atuam de forma a apoiar a pesquisa e desenvolvimento na área de transformação da biomassa.

Principais competências e equipamentos:

  • Equipamentos multipropósito para reações de catálise química e de pré-tratamento de materiais lignocelulósicos envolvendo alta pressão e temperatura. A infraestrutura apresenta reatores em diferentes escalas (0,25 – 7,5 L) e ligas metálicas (aço inox 316 e hasteloy). A confecção exclusiva dos reatores permite o fracionamento dos materiais lignocelulósicos sob uma ampla faixa de pressão/temperatura, solventes e pH.
  • Infraestrutura completa em sistemas de fracionamento e moagem capazes de atingir distintas faixas granulométricas (0,08 mm a 6mm).

Início de operação: em 2010 e 2013 para usuários externos. 2013 (somente sistemas de moinhos) e 2015 para outros sistemas.