Eventos

Workshop Mecanização de Baixo Impacto para o Plantio Direto de Cana-de-açúcar

A importância do plantio direto (sem revolvimento de terra) no Brasil é amplamente reconhecida nos dias atuais. Ele é utilizado nas lavouras de soja, milho, feijão, trigo e arroz, em uma área de mais de 25 milhões de hectares plantados.  Em comparação ao cultivo convencional as principais vantagens dessa técnica é a maior proteção do solo e a otimização dos recursos hídricos.

Apesar dos benefícios inequívocos do plantio direto, não se conseguiu até hoje implantá-lo na cultura de cana-de-açúcar. Isso porque o intenso tráfego de equipamentos ao qual a cana é submetida durante a colheita e a falta de maquinário que opere dentro deste novo conceito dificultam a aplicação do plantio direto no setor. Fato esse que prejudica a sustentabilidade na produção de etanol e impede a inauguração de um novo ciclo evolutivo referente à tecnologia de mecanização.

Buscar uma solução a esse impasse é o que pretende fazer o Centro de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE). Para isso, ele lança um programa de pesquisa de Mecanização de Baixo Impacto para o Plantio Direto de Cana-de-açúcar (MBI). Esse projeto se fundamenta no plantio direto auxiliado pelo controle de tráfego praticado por estruturas de bitola larga, pela agricultura de precisão e pela tecnologia da informação (TIC). O objetivo final é a maior sustentabilidade do setor canavieiro por meio da redução de custos e da conservação do solo e sua umidade.

Considerando que a pratica do plantio direto no setor canavieiro deverá enfrentar um período de aprendizado do manejo eficiente do solo, da fertilidade, das variedades, das pragas e das plantas invasoras entre outras, torna-se fundamental uma apreciação crítica da experiência de outras culturas. Por isso, especialistas de diversas áreas vão participar do Workshop Mecanização de Baixo Impacto para o Plantio Direto de Cana-de-açúcar do CTBE, na tentativa de encurtar o tempo de amadurecimento do plantio direto nesta cultura. Discutir o projeto básico da ETC do Centro e identificar potenciais parcerias também fazem parte dos objetivos do CTBE neste evento.
Serviço:
Workshop Mecanização de Baixo Impacto para o Plantio Direto de Cana-de-açúcar
Data: 5 de Março de 2009, das 8:30h às 18h.
Local: Auditório do Anel de Luz Síncrotron, no campus do CTBE / LNLS, Campinas-SP
Maiores informações acesse o web site do evento: www.bioetanol.org.br/workshop2