Eventos

Workshop sobre Procedimentos que Regem o Relacionamento do CTBE com a Indústria

Data: 1 de junho de 2010, a partir das 8h30.
Local: Auditório do CTBE, em Campinas-SP.
Site do evento: www.bioetanol.org.br/workshop6.

Inovar é uma das principais ações que o Brasil precisa realizar para manter a liderança mundial na produção sustentável de etanol de cana-de-açúcar. Para esta inovação acontecer, entretanto, epresentantes do setor público e privado precisam unir esforços em busca de soluções para os gargalos tecnológicos do ciclo cana-de-açúcar/etanol.

Ciente disto, um dos objetivos do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), localizado em Campinas-SP, é atuar em sintonia com o setor produtivo para levar novas tecnologias ao mercado com sucesso.

O Workshop sobre Procedimentos que Regem o Relacionamento do CTBE com a Indústria serve para apresentar, debater e avaliar junto à comunidade empresarial o conjunto de procedimentos que tratam sobre esta relação. Tais documentos, previamente encaminhados a oito companhias que contribuíram com sugestões, visam tornar claras as regras e governança desta parceria e proporcionar às partes tranquilidade e atendimento dos seus interesses.

Serão apresentados no evento documentos sobre o Laboratório e sua infraestrutura, recursos humanos, equipe de gestão, formas possíveis de colaboração com a indústria, governança do processo de interação CTBE-indústria, regas de partilha da propriedade intelectual e de benefícios, sigilo e execução dos projetos acordados. A partir do que for discutido no dia 1 de junho de 2010, o CTBE almeja criar um cenário de relacionamento ganha-ganha de longa duração com o setor industrial, investidores e seus centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D).

O público alvo deste workshop inclui indústrias, instituições do mercado de capitais, agências de fomento e governo. Instituições de pesquisa parceiras do CTBE, como Embrapa, Unicamp, Lund University, NREL, Imperial College London e Univ. de Caxias do Sul erão importantes observadores deste momento estratégico para o Laboratório.