Plataformas microbianas de última geração para impulsionar a conversão de biomassa em produtos de valor agregado e combustíveis
O projeto e o desenvolvimento de biofábricas robustas e eficientes são os principais componentes das biorefinarias à base de lignocelulose. O metabolismo microbiano pode ser redesenhado, criando plataformas eficientes para converter açúcares derivados de biomassa em produtos químicos e biocombustíveis de alto valor agregado, substituindo os derivados petroquímicos. Além da descoberta e elucidação de novos caminhos metabólicos, engenheirar a tolerância microbiana para enfrentar desafios em processos industriais é fundamentalmente essencial para atingir metas industriais relevantes.
O LNBR integra abordagens interdisciplinares para projetar a próxima geração de plataformas microbianas, fazendo interface com o projeto de modelos metabólicos em escala de genoma, biologia sintética, métodos de engenharia genética e evolutiva, biologia de sistemas e abordagens multi-ômicas. A exploração de novas rotas metabólicas permite o redesenho racional da fisiologia microbiana e o desenvolvimento de cepas de alto desempenho, ampliando o portfólio de produtos que podem ser obtidos biologicamente. Além disso, a conexão com a planta piloto do LNBR permite o escalonamento das plataformas biológicas e o desenvolvimento de um processo de produção em escala industrial relevante.