Notícias

José Coelho, diretor da Empresa de Pesquisa Energética, visita CTBE e planeja parcerias

O diretor da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), José Mauro Ferreira Coelho, visitou o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) nesta quarta-feira, 2. O encontro reuniu Gonçalo Pereira, diretor do CTBE, e líderes das Divisões Agrícola e de Inteligência de Processos. A EPE é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME).

“Avalio esse encontro com bons olhos”, conta Antonio Bonomi, coordenador da Divisão de Inteligência de Processos. A Empresa de Pesquisa Energética desenvolve estudos e pesquisas que subsidiam a formulação, o planejamento e a implementação de ações do MME no âmbito da política energética nacional. “O CTBE, com sua expertise na geração de energia a partir de fontes renováveis [Bioenergia] é um parceiro estratégico para a EPE. Ao mesmo tempo, as análises e projeções realizadas pela EPE vão nos munir com informações estratégicas. É uma via de mão dupla”, acrescenta Bonomi.

Esq. p/ dir.: Antonio Bonomi, Otávio Cavalett, Vera Gouvêia, Eduardo Couto, Gonçalo Pereira (Diretor do CTBE), Henrique Junqueira Franco e José M. Ferreira Coelho (Diretor da EPE) (Foto: Divulgação/CTBE)

Gonçalo Pereira, diretor do CTBE, lembra que a EPE exerce um papel vital no Plano Nacional de Energia (PNE). “Eles trabalham com a questão da energia elétrica mas incluem também petróleo e seus derivados, gás natural e biocombustíveis”, pontua. “A importância que a EPE destina às questões socioambientais na oferta de energia motiva a cooperação do CTBE”, analisa.

A reunião resultou na identificação de várias ações no curto prazo para garantir a integração entre as duas instituições, favorecendo a assinatura de um convênio de cooperação entre os centros. Os frutos dessa parceria devem surgir na forma de estudos, pesquisas e projetos com resultados disponibilizados no site do CTBE, no LinkedIn e na página do CNPEM no Facebook.

Sobre o CTBE

O Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O CTBE desenvolve pesquisa e inovação de nível internacional na área de biomassa voltada à produção de energia, em especial do etanol de cana-de-açúcar. O Laboratório possui um ambiente singular no País para o escalonamento de tecnologias, visando a transferência de processos da bancada científica para o setor produtivo, no qual se destaca a Planta Piloto para Desenvolvimento de Processos (PPDP).